Fatos sobre a Gestação, Você sabia?
Compartilhe
- Muita gente gosta de tentar adivinhar o sexo da criança pelo formato da barriga da mãe. A verdade é que não há qualquer respaldo científico que sustente a relação entre as duas coisas. Mas é fato que o gênero do bebê pode afetar, sim, a saúde da mãe. Olha só que bizarro: quando as mulheres estão grávidas de meninos, elas tendem a ter probleminhas de memória durante a gestação. Além disso, futuras mamães de meninos têm mais chances de desenvolver doenças autoimunes.
2. As futuras mamães, quando sabem que estão realmente carregando um bebê em seus ventres, geralmente mudam alguns de seus hábitos. O café é logo colocado à lista de itens proibidos, sendo que, na verdade, a bebida não precisa ser vista como vilã. Estudos recentes indicam que o consumo de até duas xícaras pequenas de café por dia não vai afetar o desenvolvimento fetal.
3. No último trimestre da gestação, os bebês já estão perfeitamente conectados com suas mamães. Quando as mulheres passam por atividades relaxantes ou estressantes, os batimentos cardíacos dos fetos se alteram e, por mais incrível que pareça, o contrário também acontece.
4. Mesmo quando a mulher não sente os movimentos do bebê em seu útero, o sistema nervoso dela é capaz de perceber o “humor” dele. DiPietro explica que essa é uma forma de o corpo feminino já se preparar para estar sempre em alerta e perceber todos os sinais do filho.
Bebês conseguem sentir o gosto do que suas mamães comem, mesmo quando ainda estão no útero. Entre os sabores mais bem identificados pelos bebês estão os de temperos fortes, como o alho. Um estudo descobriu que bebês cujas mães bebiam muito suco de cenoura durante a gravidez nasceram “destinados” a gostar do mesmo suco.